terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

alimentação,nutrição de nossos passaros

De longe já sabemos que nossos pássaros não conseguem se nutrir com apenas uma mistura de sementes e outras "vitaminas" quaisquer. E Ias degustarão o que Ihes convier e desprezarão os demais ingredientes.
Primeiro, devemos saber que o metabolismo das aves é completamente diferente dos mamíferos. A taxa metabólica das aves é muito mais alta do que a dos mamíferos, por esse motivo requerem em sua alimentação, quantidades elevadas de energia.
Hoje já sabemos que a nutrição imprópria é uma das causas mais comuns de morbidade nas aves de um modo geral (Doenças infecciosas, baixa fertilidade etc).
A ave deve receber muita atenção na sua alimentação em cativeiro, essa alimentação deve ser variável e dosada conforme “a raça, seu porte e a época do ano. Necessariamente a ave” precisa de alimentos que contenham: Minerais, proteínas (Aminoácidos), gorduras (lipídeos e glicídios, carboidratos (energia),vitamina A, tiamina, riboflavina, niacina, piridoxina, biotina, colina, ácidoeólico, ácido pantatênico, 03, E, K e etc. Estas são responsáveis pelo crescimento normal dos filhotes e estão diretamente envolvidas nas transformações metabólicas do organismo de todos os animais.
Minerais como o cálcio, fósforo, sódio, cloro, magnésio, potássio, manganês, molibdênio, xantina oxidase, zinco, ferro, cobre, selênio, iodo, tem várias funções importantes, entre elas a formação e o desenvolvimento do esqueleto, bico, patas, penas e a regulação do ph e o transporte de oxigênio para os tecidos.
Aminoácidos como a metionina, lisina, triptofano, cistina são responsáveis pela formação das proteínas e de grande importância na nutrição animal, pesquisas tem mostrado que a proteína vegetal tem menor valor biológico em relação à proteína animal.
Os carboidratos, entre eles, açúcares, amidos, fibras são importantes em funções próprias no processo digestivo, conferindo a energia necessária para o funcionamento do organismo. Um grave problema no que diz respeito às fibras pois estas são muito pouco ingeridas, as cascas das sementes ricas em fibras vão para o lixo daí vários tipos de problemas digestivos, como alguns casos de diarréia.
Gorduras encontradas principalmente nas sementes de Girassol, niger, linhaça, colza são nutrientes benéfico para as aves, como fonte de energia e calor, porem devem ser bem dosadas, pois os excessos podem causar problemas.
A alimentação das aves em cativeiro é uma discussão constante sobre a escolha dos melhores ingredientes, na melhor farinhada, na melhor verdura, etc. Mas somente com e um bom acompanhamento nutricional, conseguiremos reproduzir nossos campeões e os afastar das doenças que atingem nossos criadouros.
Relatos recentemente publicados tem nos mostrado que quando os pássaros são alimentados com sementes e complementados com vitaminas solúveis em água, apresentam deficiências crônicas de determinados nutrientes. Assim devemos nos sensibilizar e formar uma tabela de alimentação somando sementes, farinhada, frutas, legumes, verduras e uma suplementação extra de vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis em épocas de muda e procriação, para obtermos bons resultados reprodutivos, com aves bem nutridas e saudáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário